O Socialismo

O socialismo é um sistema social e econômico caracterizado pela propriedade social dos meios de produção e de gestão cooperativa da economia, bem como uma teoria e movimento político que visa o estabelecimento de tal sistema. Propriedade social pode se referir a empresas cooperativas, propriedade comum, propriedade do Estado, propriedade do capital próprio, ou qualquer combinação destes.

Há muitas variedades de socialismo e não há nenhuma definição única encapsulando todos eles. Eles diferem no tipo de propriedade social que defendem, no grau em que eles dependem dos mercados ou do planejamento, como a gestão deve ser organizada dentro das instituições produtivas e o papel do Estado na construção do socialismo.

Um sistema econômico socialista baseia-se no preceito organizacional da produção para uso, ou seja, a produção de bens e serviços para satisfazer diretamente a demanda econômica e as necessidades humanas onde os objetos são avaliados com base em seu valor de uso ou utilidade, acumulação de capital e produção para fins lucrativos.

O movimento político socialista inclui uma diversidade de filosofias políticas. As principais dicotomias dentro do movimento socialista incluem a distinção entre reformismo e socialismo revolucionário e entre socialismo de estado e socialismo libertário. O socialismo de Estado exige a nacionalização dos meios de produção como uma estratégia para implementar o socialismo, enquanto os socialistas libertários geralmente depositam suas esperanças em meios descentralizados de democracia direta, como o municipalismo libertário, as assembleias de cidadãos, os sindicatos e os conselhos de trabalhadores.
O Socialismo

O socialismo democrático destaca o papel central dos processos democráticos e dos sistemas políticos e costuma ser contrastado com movimentos políticos não democráticos que defendem o socialismo. Alguns socialistas adotaram as causas de outros movimentos sociais, como o ambientalíssimo, o feminismo e o liberalismo.

O socialismo moderno originou-se de um movimento político intelectual e operário do século XVIII que criticou os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade. O renascimento do republicanismo na Revolução dos Estados Unidos de 1776 e os valores igualitários introduzidos pela Revolução Francesa de 1789 deram origem ao socialismo como um movimento político distinto.

No início do século XIX, o socialismo se referia a qualquer preocupação pelos problemas sociais do capitalismo, independentemente das soluções para esses problemas. No entanto, no final do século XIX, o socialismo tinha vindo a significar oposição ao capitalismo e advocacia para um sistema pós-capitalista alternativo baseado em alguma forma de propriedade social.


Durante esse tempo, o filósofo alemão Karl Marx e seu colaborador Friedrich Engels publicaram obras criticando os aspectos utópicos das tendências socialistas contemporâneas e aplicaram uma compreensão materialista do socialismo como uma fase de desenvolvimento que ocorrerá por meio da revolução social instigada por relações de classe crescentes e conflituosas dentro capitalismo.
Postagem Anterior Próxima Postagem