Sobrevivente: O que é, e para que serve a Glutamina?

A Glutamina, l-glutamina ou glutamine, tem função de um aminoácido não-essencial, o qual representa cerca de 61% do tecido muscular esquelético. A glutamina é produzida naturalmente pelo organismo e consiste em 19% de nitrogênio, sendo o transportador primário para as células musculares.
 

O que é glutamina faz no seu corpo?

A glutamina serve principalmente para a manutenção da massa muscular, além de auxiliar na resistência osteomuscular. Atletas e pessoas que praticam atividade física costumam consumir a glutamina em sua dieta. Ela é essencial para a desempenho esportivo e auxilia diretamente no tempo de recuperação após os treinos.
 
A glutamina auxilia no aumento das reservas de glicogênio muscular, ajudando a evitar que o organismo queime massa muscular para gerar energia. Ela reduz a taxa de oxidação do aminoácido L-leucina, o que ocasiona mais potência na síntese muscular.

Quando tomar a glutamina?

Depende de seu objetivo. Para quem deseja diminuir a fadiga e aumentar o desempenho durante o treino, a indicação é consumir glutamina antes dos exercícios. Se consumida após o treino, o aminoácido atuará na reposição dos tecidos musculares.

Quais os benefícios da glutamina e como tomar?

Conheça cinco benefícios da glutamina para o seu corpo:

    • Proteção contra doenças e bactérias.
    • Potencialização do sistema imunológico.
    • Potente ação antioxidante.
    • Melhora da prática de exercícios físicos.
    • Equilíbrio do PH sanguíneo, dentre vários outros.

O que é melhor creatina ou glutamina?

Cada um tem sua própria composição, age diferentemente, e traz diversos benefícios para o corpo. Enquanto a principal função da creatina é fornecer energia para os músculos, a glutamina atua no sistema imunológico e na captação de água.

 

Sobrevivente: O que é, e para que serve a Glutamina?
A glutamina é um aminoácido importante. Este artigo discute os benefícios, usos e efeitos colaterais dos suplementos de glutamina.

Quem não pode tomar glutamina?

A glutamina só é indicada para indivíduos com 19 anos ou mais e não deve ser consumida por gestantes. Consulte seu médico ou nutricionista antes de usar.

O que acontece se tomar glutamina todos os dias?

A Glutamina é um suplemento alimentar, com isso não possui efeitos colaterais. No entanto, como todos os suplementos alimentares, o excesso nunca é benéfico, tomar em abundância, a glutamina, pode contribuir para dores estomacais e aumento de amônia.

Quais são os efeitos colaterais da glutamina?

A glutamina não causa nenhum tipo de efeito colateral, o que pode levar a algum tipo de efeito colateral é o consumo em excesso desse aminoácido. Consumir acima de 40 gramas diárias de glutamina, pode prejudicar a distribuição dos outros aminoácidos no organismo. Então, consuma menos que 40 gramas diariamente.

Quando a glutamina começa a fazer efeito?

Alguns nutricionistas indicam tomar 30 minutos antes do treino, para diminuir a fadiga e aumentar o desempenho, sendo possível mais repetição dos exercícios. Quando consumida pós-treino, ela atuará na reposição.

Quais os alimentos que contêm glutamina?

Top 7 alimentos ricos em glutamina!

    1 - Carne vermelha e frango. As carnes são excelentes fontes de proteína e de alto valor biológico.
    2 – Ovo. Assim como as carnes, o ovo é uma proteína de alto valor biológico.
    3 - Espinafre
    4 – Leite e seus derivados.
    5 – Peixe.
    6 - Leguminosa.
    7 – Salsa, dentre outros.

Quem tem gordura no fígado pode tomar glutamina?

A utilização de glutamina é contraindicada para pacientes com problemas no fígado ou nos rins, pois pode piorar o quadro.

Quem tem problema de gastrite pode tomar glutamina?

Não existe contraindicação no uso de glutamina para quem tem gastrite. Contudo, consulte um médico. A glutamina tem como função nutrir as células intestinais. Oriento acompanhamento médico, para suplementação visando melhorar sua gastrite.

Quem não faz atividade física pode tomar glutamina?

A glutamina não é apenas um aminoácido que auxilia no ganho de massa muscular. Então, mesmo sem treinar, pode, sim, usar a glutamina com cautelas.

Pode misturar whey com creatina e glutamina?

Pode tomar o whey para manter a massa e a glutamina para proteger o corpo e melhorar a resistência física, é fundamental. Mas, se você não pratica nenhum esporte ou treina só com o objetivo de aumentar os músculos, o ideal é tomar a glutamina com a creatina.

 

Não deixe de consultar um especialista antes de consumir a glutamina. 

Leia mais: https://vegan.rocks/hr/blog/glutamine/

https://nutritotal.com.br/pro/glutamina-qual-a-funcao-no-organismo/

 

Postagem Anterior Próxima Postagem